Geral
Banco Mundial reduz previsão de crescimento do PIB brasileiro para 2025 e 2026
Relatório aponta expansão menor para os próximos anos e destaca preocupação com dívida pública e cenário fiscal
O Banco Mundial revisou para baixo suas projeções de crescimento da economia brasileira para 2025 e 2026, mantendo, porém, a expectativa de expansão de ao menos 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024 e 2025. As informações constam na edição mais recente do relatório sobre as perspectivas econômicas globais da instituição.
De acordo com o documento, a estimativa é de que a economia do Brasil encerre 2025 com crescimento de 2,3%, um recuo de 0,1 ponto percentual em relação à previsão divulgada em junho do ano passado.
Para 2026, o Banco Mundial projeta uma expansão de 2,0%, 0,2 ponto percentual abaixo da estimativa anterior. Para 2024, a previsão foi mantida em 2,3%.
"Embora haja expectativa de alguma suavização da política monetária após os juros atingirem 15% ao ano em 2025, o patamar ainda elevado dos juros reais, obstáculos no comércio e a elevada incerteza global devem limitar investimentos e exportações", avaliou o Banco Mundial no relatório.
A instituição também chamou atenção para o aumento da dívida bruta do governo, que segue em trajetória ascendente, gerando preocupação sobre a sustentabilidade fiscal do país. "As perspectivas fiscais no curto prazo estão condicionadas a compromissos com gastos obrigatórios, juros reais elevados e uma demanda externa modesta", acrescentou a entidade.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026