Geral

Quem é o Azul do PCC, suspeito de ser o mandante do assassinato de Ruy Ferraz

Fernando Alberto Ribeiro Teixeira, conhecido como Azul, é apontado como um dos líderes do PCC e suspeito de articular o crime que vitimou o ex-delegado-geral de São Paulo.

13/01/2026
Quem é o Azul do PCC, suspeito de ser o mandante do assassinato de Ruy Ferraz

Fernando Alberto Ribeiro Teixeira, conhecido como Careca ou Azul, está entre os detidos pela Polícia Civil de São Paulo nesta terça-feira, 13, sob suspeita de envolvimento no assassinato do delegado Ruy Ferraz Fontes. Considerado um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), Azul tem 48 anos e, segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado, é apontado como um dos principais articuladores do crime, havendo indícios de sua participação no planejamento, coordenação logística e execução indireta do homicídio.

Teixeira foi preso em Jundiaí, interior paulista, e teve dois celulares apreendidos durante a operação.

Além dele, também foram detidos Márcio Serapião de Oliveira, o Velhote, membro do PCC investigado por fornecer apoio estratégico e logístico, e Manoel Alberto Ribeiro Teixeira (Manezinho ou Manoelzinho), igualmente integrante da facção e suspeito de atuar no suporte logístico e operacional.

A reportagem está em contato com as defesas dos três detidos e atualizará as informações tão logo houver retorno.

O delegado Ruy Ferraz foi assassinado em setembro, na cidade de Praia Grande, litoral paulista, onde exercia o cargo de secretário municipal.

De acordo com o Ministério Público de São Paulo, o crime foi ordenado pelo alto escalão do PCC como forma de vingança. Fontes comandou a Polícia Civil paulista entre 2019 e 2022 e, em 2006, ficou conhecido por indiciar toda a cúpula da facção, incluindo Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola.

Em 2019, durante sua gestão, Azul foi um dos presos transferidos da Penitenciária de Presidente Venceslau para presídios federais, a pedido do Ministério Público. Ele cumpriu pena em Mossoró (RN) e deixou o presídio no mês passado.