Geral

Polícia prende líder do PCC suspeito de mandar matar delegado Ruy Ferraz

Fernando Gonçalves dos Santos, conhecido como Azul, e outros dois suspeitos foram detidos por envolvimento na morte do ex-chefe da Polícia Civil de SP.

13/01/2026
Polícia prende líder do PCC suspeito de mandar matar delegado Ruy Ferraz
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Polícia Civil de São Paulo prendeu, nesta terça-feira (13), três suspeitos de envolvimento no assassinato do delegado Ruy Ferraz Fontes, ocorrido em 15 de setembro de 2025, em Praia Grande, na Baixada Santista. A informação foi inicialmente divulgada pelo portal UOL e confirmada pelo Estadão.

Entre os detidos está Fernando Gonçalves dos Santos, conhecido como Azul, um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), além de Marcio Serapião de Oliveira, apelidado de Velhote, e Manoel Alberto Ribeiro Tiexeira, o Manoelzinho. A reportagem busca contato com a defesa dos três detidos e atualizará as informações assim que houver retorno.

O crime

Ruy Ferraz Fontes foi morto a tiros em setembro, em Praia Grande, cidade do litoral paulista onde atuava como secretário municipal.

De acordo com o Ministério Público de São Paulo, o assassinato teria sido ordenado pelo alto escalão do PCC como vingança. Fontes foi chefe da Polícia Civil paulista entre 2019 e 2022 e era reconhecido por sua atuação firme contra a facção criminosa.

Em 2006, Fontes foi responsável por indiciar toda a liderança do PCC, incluindo Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola.

Durante sua gestão, em 2019, Azul foi um dos presos transferidos da Penitenciária de Presidente Venceslau, em São Paulo, para presídios federais, a pedido do Ministério Público. Azul cumpriu pena em Mossoró (RN) e deixou o presídio no mês passado.