Geral
Saúde de Maceió inicia ações da campanha Janeiro Branco 2026
Durante todo o mês, equipamentos de saúde da capital vão abordar a importância do cuidado mental
A Secretaria de Saúde de Maceió, por meio da Coordenação Técnica de Atenção Psicossocial (CTAP), deu início à campanha Janeiro Branco 2026, voltada à promoção da saúde mental. Com o tema “Saúde mental é para todos em Maceió”, a programação se estende ao longo de janeiro, contemplando Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básicas de Saúde, espaços públicos e comunitários da capital.
Segundo Roseane Farias, coordenadora técnica de Atenção Psicossocial da SMS, a iniciativa é direcionada a usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), familiares, profissionais do SUS e à comunidade em geral. As atividades reforçam o compromisso da gestão municipal com o cuidado em liberdade, o fortalecimento de vínculos, a prevenção de agravos e a valorização da vida, destacando o cuidado coletivo com a saúde mental.
Entre as ações contínuas promovidas pela rede municipal, destacam-se as salas de espera educativas, que oferecem acolhimento e orientação em saúde mental, abordando temas como autocuidado, saúde emocional, escuta qualificada e prevenção. Oficinas terapêuticas nos CAPS também integram a programação, com atividades expressivas, artísticas, corporais e ocupacionais, focadas no fortalecimento da autonomia, expressão emocional e convivência entre os usuários.
Rodas de conversa e grupos temáticos completam as ações do mês, discutindo emoções, afeto, respeito, autocuidado e valorização da vida, promovendo espaços de diálogo e troca de experiências entre usuários e familiares.
Confira a programação:
- 12, 14, 19, 21 e 28 de janeiro: Grupos educativos, grupos de emoções e rodas de conversa nos CAPS. Tema: A importância de cuidar da saúde mental.
- 19 a 23 de janeiro: Intensificação das ações do Janeiro Branco no CAPS Sadi Feitosa (Chã de Bebedouro), com rodas de conversa, atividades de protagonismo do usuário e ações de enfrentamento ao estigma.
- 22 de janeiro: Ação de mobilização do Janeiro Branco no CAPS Noraci Pedrosa (Jacintinho), com panfletagem e orientação em saúde mental na Orla de Maceió (região da Roda Gigante).
- 23 de janeiro: Ação “Dança na Praça” com o CAPS Sadi Feitosa (Chã de Bebedouro), iniciativa cultural e terapêutica aberta ao público, para combate ao preconceito e promoção da inclusão social.
- 23 de janeiro: Ação educativa com servidores da SMS sobre cuidado em saúde mental, promovendo escuta, reflexão e orientação no ambiente de trabalho, fortalecendo o autocuidado, vínculos institucionais e valorização do trabalhador da saúde.
- 27 de janeiro: Atividade com famílias “Luzes da Esperança”, no CAPS Noraci Pedrosa (Jacintinho), com espaço de diálogo, fortalecimento de vínculos e cuidado compartilhado.
- 30 de janeiro: Dia D do Janeiro Branco – Sextou Cultural no CAPS Rostan Silvestre (Jatiúca), com música, dança e convivência para usuários, familiares, profissionais de saúde e comunidade.
- 30 de janeiro: Roda de conversa sobre saúde mental do trabalhador na UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes), com foco em cuidado emocional, prevenção de adoecimento psíquico relacionado ao trabalho, manejo do estresse e fortalecimento do bem-estar no cotidiano laboral.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026