Geral
Transporte de passageiros registra queda de 0,5% em novembro, aponta IBGE
Setor ainda opera acima do nível pré-pandemia, mas segue distante do pico de 2014; transporte de cargas também recua no mês
O transporte de passageiros apresentou retração de 0,5% em novembro na comparação com outubro, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar da queda, o segmento permanece operando 12,5% acima do patamar de fevereiro de 2020, período anterior à pandemia de Covid-19. No entanto, ainda está 13,5% abaixo do recorde registrado em fevereiro de 2014.
O transporte de cargas também teve desempenho negativo, com recuo de 0,1% em novembro frente ao mês anterior. Mesmo assim, o setor opera 40,5% acima do nível pré-pandemia, embora esteja 2,7% aquém do recorde alcançado em julho de 2023.
As séries históricas dos transportes de cargas e passageiros têm início em janeiro de 2011, abrangendo apenas dados agregados do Brasil, sem detalhamento regional.
Na comparação anual, o transporte de passageiros registrou avanço de 6,4% em novembro de 2025, enquanto o transporte de cargas cresceu 3,4%.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026