Geral
Alerta laranja de onda de calor atinge SP e outros Estados; Sul tem risco de tempestade
Inmet emite aviso de calor intenso para Sudeste e alerta de tempestade com risco de ventos e granizo no Sul do País.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo devido a uma onda de calor que atinge regiões dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O aviso começou na tarde de segunda-feira (12) e segue válido até o fim de quarta-feira (14).
Segundo o Inmet, as áreas afetadas podem registrar temperaturas até 5ºC acima da média, durante um período de três a cinco dias.
A região metropolitana de São Paulo está entre as áreas sob alerta. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, apesar do céu nublado pela manhã, a capital pode alcançar máxima de 31ºC nesta terça-feira (13). Para quarta-feira, a previsão é de sol entre nuvens e clima abafado, com temperaturas chegando a 29ºC.
Também estão sob alerta as regiões de Araraquara, Bauru, Campinas, Itapetininga, Piracicaba, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba e o litoral sul paulista, além de áreas do sul de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
No Sul do País, o alerta laranja é para tempestades, com risco de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia. Também há possibilidade de ventos intensos de até 100 km/h, queda de granizo e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
O aviso se estende principalmente para cidades do Paraná e de Santa Catarina, mas também alcança alguns municípios do interior de São Paulo.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026