Geral
Atividades turísticas avançam 0,2% em novembro, aponta IBGE
Setor mantém trajetória positiva e já supera patamar pré-pandemia, com destaque para avanços em São Paulo, Bahia e Pará.
O setor de atividades turísticas registrou crescimento de 0,2% em novembro em relação a outubro, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Mensal de Serviços.
Entre os 17 locais pesquisados, oito apresentaram avanço, sendo São Paulo (0,9%) o destaque, seguido por Bahia (1,9%), Pará (5,3%) e Goiás (2,9%). Já as principais retrações ocorreram no Rio de Janeiro (-3,2%), Distrito Federal (-5,0%) e Rio Grande do Sul (-2,9%).
O segmento de atividades turísticas opera atualmente 13,0% acima do patamar registrado em fevereiro de 2020, antes da pandemia, e encontra-se apenas 0,8% abaixo do nível recorde alcançado em dezembro de 2024.
Na comparação com novembro do ano anterior, o volume de atividades turísticas no Brasil apresentou alta de 2,1%, marcando o 18º resultado positivo consecutivo para o setor.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026