Geral

Volume de serviços recua 0,1% em novembro ante outubro, aponta IBGE

Desempenho do setor ficou abaixo das expectativas do mercado e mostra desaceleração no penúltimo mês do ano

13/01/2026
Volume de serviços recua 0,1% em novembro ante outubro, aponta IBGE
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O volume de serviços prestados no Brasil registrou queda de 0,1% em novembro em relação a outubro, considerando a série com ajuste sazonal, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou abaixo da mediana das estimativas coletadas pelo Projeções Broadcast, que apontava para uma alta de 0,1%. As previsões variavam de uma retração de 0,6% até um avanço de 0,5%.

Na comparação com novembro de 2024, o setor de serviços apresentou crescimento de 2,5% em novembro de 2025, já descontada a inflação. Mesmo assim, o desempenho ficou aquém da mediana das expectativas, que era de alta de 2,8%, dentro de um intervalo que ia de 1,2% a 4,1%.

No acumulado do ano passado, o setor registrou avanço de 2,7% em relação ao mesmo período de 2024, levemente abaixo da mediana das projeções, que era de 2,8%, com intervalo de 2,1% a 3,0%.

Revisão dos dados

O IBGE também revisou o desempenho do volume de serviços em outubro frente a setembro, ajustando o resultado de uma alta de 0,3% para 0,4%, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços.