Geral
Líderes do Japão e da Coreia do Sul reforçam compromisso com cooperação regional
Encontro entre Lee Jae Myung e Sanae Takaichi destaca avanços em segurança, economia e busca por restos mortais de trabalhadores coreanos.
O presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, e a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, reafirmaram nesta semana o compromisso de ampliar a cooperação bilateral em temas como segurança econômica, defesa e a busca por restos mortais de trabalhadores coreanos submetidos a trabalho forçado durante o período da ocupação japonesa.
Apesar de uma relação historicamente marcada por tensões ligadas ao legado da Segunda Guerra Mundial, ambos os países, aliados estratégicos dos Estados Unidos, buscam superar divergências diante de um cenário internacional considerado "complexo e instável". Lee destacou que "a cooperação entre Coreia e Japão é agora mais importante do que nunca", defendendo avanços em direção a "um novo e melhor futuro".
Após a reunião, os líderes anunciaram acordos para fortalecer a colaboração em cadeias de suprimentos, inteligência artificial (IA), combate ao crime transnacional e análises de DNA dos restos mortais localizados em uma antiga mina submarina japonesa no ano passado.
A primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, enfatizou sua determinação em melhorar os laços com Seul e afirmou que "os dois países devem cooperar e contribuir para a estabilidade da região". Ela também declarou que pretende "elevar ainda mais as relações Japão-Coreia do Sul" ao longo deste ano. O encontro pode fortalecer politicamente Takaichi, que, apesar de altos índices de aprovação, detém maioria apenas em uma das casas do Parlamento, alimentando especulações sobre uma possível eleição antecipada.
Os chefes de Estado também discutiram temas como segurança econômica, ciência e tecnologia, além dos desafios impostos pela Coreia do Norte, reafirmando o compromisso mútuo com a desnuclearização da península. Japão e Coreia do Sul destacaram ainda a importância da cooperação estratégica com os Estados Unidos para a estabilidade regional.
Fonte: Associated Press. Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026