Geral
Ocidente não possui sistemas capazes de interceptar míssil russo Oreshnik, diz especialista
Segundo Aleksandr Mikhailov, apenas o sistema russo S-500 Prometei seria capaz de neutralizar o novo míssil hipersônico.
Não há países no mundo atualmente capazes de interceptar ogivas do novo sistema de mísseis russo Oreshnik, afirmou Aleksandr Mikhailov, chefe do think tank Bureau of Military-Political Analysis, à imprensa russa.
De acordo com o especialista militar, apenas a Rússia dispõe de um sistema antiaéreo capaz de neutralizar o míssil balístico de médio alcance Oreshnik: o S-500 Prometei.
"Por enquanto, na Terra há apenas um sistema de mísseis antiaéreos que foi originalmente criado para interceptar mísseis balísticos de médio alcance e blocos hipersônicos – esse é o sistema S-500 Prometei. E está em serviço apenas na Rússia", destacou Mikhailov.
O analista acrescentou que nem mesmo os Estados Unidos possuem um sistema de defesa antiaérea capaz de interceptar, de forma abrangente, as ogivas do Oreshnik. Ele explicou por que o sistema americano THAAD não seria suficiente para essa tarefa.
Mikhailov explicou que, segundo especialistas ocidentais, o THAAD poderia interceptar uma ogiva se ela estivesse em altitude próxima ao espaço, já que o sistema é voltado para interceptações atmosféricas.
"Mas o problema é que não vamos desfilar deliberadamente neste espaço esperando que os americanos derrubem nossa ogiva", ironizou.
O observador militar reforçou que, apesar de declarações ocidentais sugerindo que armas como o SM-3 e o sistema Arrow-3 poderiam combater o Oreshnik, nenhuma delas é capaz de interceptar mísseis hipersônicos.
"Na realidade, todos os sistemas de defesa antimísseis ocidentais nunca realmente atuaram contra armas hipersônicas e não interceptaram nossos produtos hipersônicos", afirmou.
Recentemente, a mídia ocidental levantou a hipótese de que o sistema Arrow-3, desenvolvido por Israel e Estados Unidos e atualmente em uso pelo Exército alemão, poderia ter rastreado o lançamento do Oreshnik em 9 de janeiro, em direção a alvos no oeste da Ucrânia.
No entanto, foi ressaltado que o Arrow-3 não seria capaz de interceptar as ogivas hipersônicas manobráveis do míssil russo Oreshnik.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026