Geral

Bolsas europeias recuam com cautela antes de dados de inflação e balanços dos EUA

Investidores aguardam indicadores econômicos e resultados de grandes bancos americanos, enquanto construtoras e empresas de energia lideram movimentações nas principais bolsas europeias.

13/01/2026
Bolsas europeias recuam com cautela antes de dados de inflação e balanços dos EUA
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Por Patricia Lara

As principais bolsas da Europa operam em baixa nesta terça-feira (13), refletindo o clima de cautela dos investidores antes da divulgação de dados de inflação ao consumidor e dos balanços de grandes bancos nos Estados Unidos.

O índice FTSE 100, de Londres, mantém-se próximo à estabilidade após registrar mais um fechamento recorde na segunda-feira, com destaque para o setor de construção após a divulgação dos resultados da Persimmon.

Por volta das 7h19 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,08%, a 610,40 pontos. Em Londres, a queda era de 0,06%; Paris registrava baixa de 0,49%; Frankfurt, de 0,22%; Milão, de 0,17%; e Lisboa, de 0,42%. Na contramão, Madri avançava 0,16%.

A Persimmon subia 0,25% em Londres após anunciar um crescimento de 12% nas conclusões de obras em 2025, superando as expectativas do mercado, além de projetar lucro operacional antes de impostos na faixa superior das estimativas. Apesar do desempenho, a empresa afirmou não esperar melhora significativa nas condições de mercado neste ano.

No mesmo mercado, a Fresnillo recuava 0,11% após ter disparado quase 7% na véspera, impulsionada pela valorização da prata.

Em Paris, a Abivax avançava 2%, mesmo após o Ministério das Finanças da França afirmar que não recebeu nenhum pedido formal de aprovação de investimento relacionado à empresa de biotecnologia e que não houve contato com a farmacêutica americana Eli Lilly, segundo informações da Reuters. A declaração contradiz notícias anteriores de que a Eli Lilly estaria preparando uma oferta de 15 bilhões de euros (US$ 17,5 bilhões) pela companhia.

Já em Copenhague, a Orsted registrava alta de 4,5% após informar que o Tribunal para o Distrito de Columbia, nos Estados Unidos, concedeu uma liminar permitindo a retomada imediata das atividades do Projeto Revolution Wind, enquanto segue um processo judicial em andamento. O Revolution Wind é um parque eólico offshore de 704 MW em construção na costa de Rhode Island, EUA.

Contato: [email protected]