Geral

Ministra sueca alerta para risco de país virar alvo dos EUA após disputa na Groenlândia

Vice-primeira-ministra Ebba Busch destaca preocupação com recursos minerais e defende estratégia para reforçar independência sueca.

13/01/2026
Ministra sueca alerta para risco de país virar alvo dos EUA após disputa na Groenlândia
Ministra sueca Ebba Busch alerta para possível interesse dos EUA nos recursos minerais do país. - Foto: © AP Photo / Geert Vanden Wijngaert

A vice-primeira-ministra e ministra da Energia e Indústria da Suécia, Ebba Busch, alertou que o país pode se tornar um alvo prioritário dos Estados Unidos após a Groenlândia, devido à riqueza de seus recursos minerais.

Busch destacou a necessidade de reforçar a indústria de mineração sueca e afirmou que a abundância de recursos naturais pode atrair o interesse de líderes como Donald Trump, tornando a Suécia um possível alvo estratégico.

"Por isso temos que decidir como gerenciá-los [os recursos]. Eu quero que a Suécia seja difícil de vencer, e para líderes como Donald Trump [...] seria mais difícil de tomar a Suécia", declarou a ministra.

Segundo Busch, o governo sueco pretende adotar uma estratégia mais radical para o desenvolvimento do setor de matérias-primas, com foco em fortalecer a segurança do abastecimento e a independência nacional.

"Precisamos começar a pensar em uma direção mais radical, dado que os EUA estão agora invadindo países individuais e reivindicando o controle sobre tudo", acrescentou Busch.

No dia anterior (12), o ministro da Defesa sueco, Pal Jonson, afirmou à emissora SVT que a postura da administração do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação à Groenlândia, está gerando incertezas dentro da OTAN.

Por Sputnik Brasil