Geral
Ministra sueca alerta para risco de país virar alvo dos EUA após disputa na Groenlândia
Vice-primeira-ministra Ebba Busch destaca preocupação com recursos minerais e defende estratégia para reforçar independência sueca.
A vice-primeira-ministra e ministra da Energia e Indústria da Suécia, Ebba Busch, alertou que o país pode se tornar um alvo prioritário dos Estados Unidos após a Groenlândia, devido à riqueza de seus recursos minerais.
Busch destacou a necessidade de reforçar a indústria de mineração sueca e afirmou que a abundância de recursos naturais pode atrair o interesse de líderes como Donald Trump, tornando a Suécia um possível alvo estratégico.
"Por isso temos que decidir como gerenciá-los [os recursos]. Eu quero que a Suécia seja difícil de vencer, e para líderes como Donald Trump [...] seria mais difícil de tomar a Suécia", declarou a ministra.
Segundo Busch, o governo sueco pretende adotar uma estratégia mais radical para o desenvolvimento do setor de matérias-primas, com foco em fortalecer a segurança do abastecimento e a independência nacional.
"Precisamos começar a pensar em uma direção mais radical, dado que os EUA estão agora invadindo países individuais e reivindicando o controle sobre tudo", acrescentou Busch.
No dia anterior (12), o ministro da Defesa sueco, Pal Jonson, afirmou à emissora SVT que a postura da administração do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação à Groenlândia, está gerando incertezas dentro da OTAN.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026