Geral

Onda de choque inédita em anã branca desafia modelos sobre sistemas binários extremos

Descoberta de fenômeno raro em estrela a 731 anos-luz revela novo mecanismo em sistemas binários sem disco de acreção.

13/01/2026
Onda de choque inédita em anã branca desafia modelos sobre sistemas binários extremos
Onda de choque inédita em anã branca desafia modelos sobre sistemas binários extremos, segundo astrônomos. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Astrônomos identificaram uma onda de choque brilhante ao redor de uma anã branca, mesmo na ausência do disco de acreção que geralmente explicaria esse fenômeno. A descoberta, realizada no sistema RXJ0528+2838, localizado a 731 anos-luz da Terra, revela um mecanismo ainda desconhecido e desafia os modelos atuais sobre o fluxo de matéria em sistemas binários extremos.

Considerada um sistema tranquilo e sem disco de acreção, a anã branca surpreendeu os pesquisadores ao exibir uma nebulosa intensa e incomum. As anãs brancas são remanescentes ultradensos de estrelas semelhantes ao Sol, formadas após o colapso do núcleo quando a fusão nuclear se encerra. Apesar de terem dimensões comparáveis às da Terra, podem concentrar até 1,4 vez a massa solar.

Em sistemas binários, essas estrelas costumam absorver material da companheira, gerando fenômenos como erupções termonucleares. O caso de RXJ0528+2838, no entanto, indica que ainda há processos não compreendidos atuando nesses ambientes extremos.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram

Por Sputnik Brasil