Geral
Homem é assaltado à mão armada e agredido durante passeio com cachorro em Pinheiros
Moradores do bairro relatam aumento da criminalidade e cobram ações para reforçar a segurança na região
Um homem foi vítima de um assalto à mão armada na última sexta-feira, 9, enquanto passeava com seu cachorro na Rua Alves Guimarães, na altura do número 434, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. O caso reforça a preocupação dos moradores com o aumento da violência na região, que tem registrado constantes episódios de criminalidade e protestos pela falta de segurança.
Segundo relatos, a vítima caminhava pela calçada quando foi abordada por um motociclista. Logo em seguida, outro criminoso, também em uma moto, se aproxima. Em poucos segundos, os assaltantes roubam um pertence da vítima e fogem do local.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, até o momento a Polícia Civil não localizou registros do crime com as características informadas.
Dinâmica do crime
Imagens de câmeras de monitoramento instaladas na rua registraram toda a ação. Conforme informações da empresa Cosecurity, responsável pelas gravações, o primeiro suspeito, em uma moto azul, passa pela rua, enquanto o segundo, em uma moto branca, estaciona próximo à guia e aguarda a vítima.
O homem se aproxima com o cachorro e é surpreendido pelo assaltante, que desce da moto, aponta uma arma e anuncia o roubo. Assustado, a vítima recua, mas é puxada pelo criminoso, que toma um de seus pertences à força. Em seguida, o assaltante da moto branca ainda chuta a vítima, enquanto o outro suspeito retorna e estaciona ao lado. Os dois fogem em direção à Avenida Rebouças. Toda a ação durou cerca de dois minutos.
Insegurança preocupa moradores
O crime ocorreu a menos de dois quilômetros da Rua Joaquim Antunes, também em Pinheiros, local que registrou uma série de assaltos em 2025. Foram pelo menos oito ocorrências em três meses, todas à mão armada. Em outubro, um homem foi baleado na perna durante um roubo, e outra vítima teve o celular levado. Em outro caso, um jovem abordado chegou a ensinar o criminoso a desbloquear o aparelho roubado.
Em janeiro de 2025, um caso mais grave chocou os moradores: um jovem morreu baleado após um assalto na via. Em todas as ocorrências, os criminosos utilizaram motocicletas. Moradores suspeitam que a presença de uma grande árvore na rua facilite a ação dos bandidos.
Como forma de alerta, foi instalada uma placa na região informando que se trata de uma área de risco para assaltos. "Perigo, você está em Pinheiros (o bairro mais perigoso de São Paulo). Área com alto índice de assaltos à mão armada", diz o aviso afixado em um poste.
Apesar das reclamações, a SSP-SP afirmou, em 2025, que houve redução de 6% nos roubos registrados pela 3ª Delegacia Seccional – responsável pela área – entre janeiro e agosto do ano passado, em comparação com o mesmo período de 2024.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026