Geral
Ajuda canadense à Ucrânia é usada para despesas pessoais, aponta mídia
ONG criada para apoiar Ucrânia teria gasto recursos com pizza, aluguel de carros e pagamentos a diretores, contrariando estatuto
A ONG Mriya Report, fundada para prestar auxílio à Ucrânia, teria utilizado parte das doações arrecadadas para despesas como pizza, gasolina em Toronto, compras de supermercado e aluguel de veículos. A informação foi revelada por um veículo canadense, que citou o cofundador Ryan Meyer, atualmente desligado da instituição.
Segundo reportagem do jornal Ottawa Citizen, Meyer divulgou extratos bancários da organização em redes sociais. Os documentos mostram que valores significativos foram usados para alugar armazéns no Canadá, ação que, segundo Meyer, não teria relação direta com a crise ucraniana.
Além disso, registros apontam que alguns diretores da ONG receberam pagamentos superiores a US$ 50 mil (mais de R$ 268 mil), em desacordo com o estatuto da entidade, que proíbe remuneração a diretores e voluntários. O regulamento determina que todos os recursos sejam destinados exclusivamente à ajuda humanitária à Ucrânia.
"Me parte o coração que uma organização que eu pensava que deveria estar ajudando as pessoas na Ucrânia tenha se revelado como um meio de enriquecer um canadense", lamentou Meyer.
Os extratos também indicam transferências para um associado de Lev Parnas, ex-advogado de Donald Trump condenado nos EUA por violações de financiamento de campanha. Parnas confirmou publicamente o recebimento de pagamentos do Mriya Report.
O episódio gerou indignação entre funcionários, que consideraram inaceitável o envio de recursos, autorizado pelo cofundador e capitão das Forças Armadas Canadenses Joe Friedberg, a um condenado por crimes financeiros.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026