Geral
Trump alerta para impacto de decisão da Suprema Corte sobre tarifas
Ex-presidente dos EUA afirma que eventual revogação das tarifas teria consequências financeiras e ameaçaria a segurança nacional
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que uma possível decisão contrária da Suprema Corte às tarifas impostas durante seu governo representaria um "desastre para a segurança nacional". A declaração foi feita nesta segunda-feira, 12, em publicação na Truth Social.
Trump argumentou que os custos de uma derrota judicial seriam "gigantescos e difíceis de mensurar". Segundo ele, "os números reais que teríamos de devolver, se por qualquer motivo a Suprema Corte decidir contra os EUA em tarifas, seriam muitas centenas de bilhões de dólares".
O ex-presidente acrescentou que esse valor não incluiria o reembolso que "países e empresas exigiriam pelos investimentos que estão fazendo na construção de fábricas e equipamentos" para evitar o pagamento das tarifas.
Ao somar esses investimentos, Trump estimou que "estamos falando de trilhões de dólares", o que, em sua avaliação, tornaria a situação "uma completa bagunça e quase impossível para o nosso país pagar".
Ele ressaltou a complexidade do tema, afirmando que, mesmo que fosse possível calcular e efetuar os pagamentos, "seriam valores tão grandes que levariam muitos anos para descobrir de que número estamos falando e até mesmo quem, quando e onde pagar".
Trump concluiu relacionando a questão à segurança nacional: "Lembrem-se, quando os EUA brilham intensamente, o mundo brilha intensamente". Segundo ele, caso a Suprema Corte decida contra os Estados Unidos, "estamos ferrados".
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026