Geral

Villeroy de Galhau, do BCE, descarta alta de juros em 2026

Presidente do Banco Central francês destaca fatores que mantêm inflação sob controle e reforça apoio a Jerome Powell

12/01/2026
Villeroy de Galhau, do BCE, descarta alta de juros em 2026
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O presidente do Banco Central da França e dirigente do Banco Central Europeu (BCE), François Villeroy de Galhau, afirmou nesta segunda-feira, em Paris, que considera "muito improvável" um aumento das taxas de juros na zona do euro em 2026. Segundo ele, o cenário atual, com o dólar mais fraco e outros fatores, contribui para manter a inflação sob controle.

"Salvo um choque improvável, esta é uma teoria fantasiosa", declarou Villeroy. "Não se muda uma política monetária vencedora."

O dirigente destacou que a desaceleração no crescimento dos salários e o aumento das importações de baixo custo da China devem ajudar a esfriar a inflação europeia. Ele acrescentou que a pressão para queda dos preços pode se intensificar caso o dólar americano enfraqueça ainda mais, em meio às tensões entre o governo dos EUA e o Federal Reserve (Fed).

Villeroy também avaliou como "decepcionante" o progresso na ampliação do mercado único europeu para bens, serviços, poupança e investimento.

Sobre o Federal Reserve, o presidente do BC francês manifestou apoio a Jerome Powell, recentemente notificado de um processo na Justiça americana. "Quero reiterar em alto e bom som minha total solidariedade e minha admiração por 'Jay' Powell, um modelo de integridade e compromisso com o interesse público", afirmou.

Com informações da Dow Jones Newswires. Conteúdo traduzido, revisado e editado pela redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.