Geral
Premiê da Groenlândia reforça vínculo com Dinamarca e destaca papel da Otan na defesa
Jens-Frederik Nielsen afirma que segurança da ilha é responsabilidade da aliança atlântica e ressalta importância estratégica da região.
O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, afirmou nesta segunda-feira (12), em publicação no Facebook, que a ilha integra o Reino da Dinamarca, o que implica que sua segurança e defesa estão sob responsabilidade da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Segundo Nielsen, essa diretriz é "uma linha básica e fixa" para o país.
"Há muita atenção internacional voltada para nosso país nestes anos, inclusive por parte da Otan. Isso, por si só, é positivo. Nossa nação possui relevância estratégica, e nossa segurança é fundamental — para nós, para nossos aliados e para a estabilidade do Ártico", escreveu o premiê.
Nielsen destacou ainda que pretende atuar para garantir que o desenvolvimento da defesa na Groenlândia e em seu entorno ocorra em "estreita cooperação" com a Otan, mantendo diálogo com aliados, como os Estados Unidos, e em colaboração direta com a Dinamarca. "Somos uma sociedade democrática, que toma suas próprias decisões, e nossas ações se baseiam no direito internacional", completou.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026