Geral

Hassett nega ter discutido com Powell possibilidade de assumir diretoria do Fed

Diretor do Conselho Econômico Nacional dos EUA afirma que não conversou com Powell sobre permanência no BC e defende mais transparência.

12/01/2026
Hassett nega ter discutido com Powell possibilidade de assumir diretoria do Fed
Kevin Hassett - Foto: Reprodução

O diretor do Conselho Econômico Nacional dos Estados Unidos, Kevin Hassett, afirmou a repórteres que ainda não manteve conversas com Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), sobre a possibilidade de Powell permanecer na instituição como diretor após o término de seu mandato, previsto para maio deste ano.

No último domingo, Powell foi informado sobre uma investigação conduzida pelo Departamento de Justiça (DoJ) relacionada a reformas nos prédios do Fed, além de uma suposta declaração falsa em depoimento.

Hassett, apontado como um dos principais cotados para assumir a presidência do Fed, reiterou seu interesse no cargo e destacou que "ficaria feliz" em defender uma maior transparência dentro do banco central norte-americano.

Cenário econômico

Também nesta segunda-feira, em entrevista à CNBC, Hassett afirmou que a expansão da economia dos Estados Unidos se deve às políticas implementadas pelo governo do presidente Donald Trump, e não à atuação do Federal Reserve.

"O que eu gostaria de ver no Fed é mais introspecção. Deixamos a inflação sair do controle; é importante ter um plano", criticou Hassett.

Segundo ele, Trump tem sido "muito claro" em suas opiniões sobre as taxas de juros, o que tem gerado frustração ao presidente.

Apesar disso, Hassett negou qualquer relação entre a postura de Trump em relação aos juros e os acontecimentos envolvendo o Departamento de Justiça e Powell. "Presumo que Trump não tenha sido informado sobre o caso do DoJ e de Powell", afirmou, acrescentando que também não esteve envolvido na questão. "A reforma do prédio do Fed apresenta estouros de orçamento dramáticos. Grandes estouros de orçamento parecem inconsistentes com o depoimento de Powell."

Considerado um dos favoritos para suceder Powell a partir de maio, Hassett declarou: "Se meu trabalho mudar, farei outro trabalho, mas não vou especular sobre isso."