Geral
China e União Europeia avançam em normas para exportação de carros elétricos
Documento orientará exportadores chineses sobre preços, buscando equilíbrio e respeito às regras da OMC
China e União Europeia (UE) concordaram sobre a importância de estabelecer orientações gerais a respeito dos compromissos de preços para exportadores chineses de veículos elétricos destinados ao mercado europeu. O objetivo é permitir que os exportadores abordem preocupações de forma mais prática e direcionada, em conformidade com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), conforme informou o Ministério do Comércio chinês nesta segunda-feira (12).
De acordo com a nota oficial, a UE irá emitir um "Documento de Orientação sobre a Apresentação de Aplicações de Compromisso de Preço". O material confirmará o compromisso do bloco europeu com o princípio da "não discriminação".
O Ministério destacou que o acordo reflete o espírito de diálogo e os resultados das consultas entre China e UE. "Ambas as partes têm a capacidade e a disposição de resolver adequadamente as diferenças por meio de diálogo e consulta dentro do quadro das regras da OMC", afirmou a pasta, ressaltando ainda a importância de manter a estabilidade das cadeias produtivas do setor automotivo e de suprimentos na China, na UE e globalmente.
Para Pequim, o entendimento alcançado não apenas favorece o desenvolvimento saudável das relações econômicas e comerciais entre China e UE, mas também contribui para a manutenção de uma ordem internacional de comércio baseada em regras.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026