Geral
Hapvida investe R$ 5 mi em laboratório com capacidade para analisar 100 mil exames por mês
Nova unidade em São Paulo amplia autonomia operacional e acelera diagnósticos em toda a rede nacional
Com um investimento de R$ 5 milhões, a Hapvida inaugurou, no final de 2025, em São Paulo, um Núcleo Especializado em Anatomia Patológica com capacidade para processar até 100 mil exames por mês. O novo centro, conforme antecipado pela empresa ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), realiza análises de materiais biológicos coletados em procedimentos médicos de toda a rede, como biópsias, peças cirúrgicas e exames preventivos, incluindo o rastreamento do câncer do colo do útero.
Localizado no bairro do Butantã, na capital paulista, o laboratório ocupa uma área de 2.600 m² e conta com uma central inteligente, equipada com sistema integrado de informações. Isso garante rastreabilidade completa em todas as etapas, desde a chegada do material até a liberação do laudo.
“O investimento em automação e tecnologia foi fundamental para alcançarmos maior eficiência, padronização e precisão diagnóstica”, afirma Cidéria Costa, vice-presidente de Operações da Hapvida.
Segundo Clóvis Klock, diretor médico nacional de Anatomia Patológica da Hapvida, a nova estrutura possibilita que os patologistas realizem análises por meio de telepatologia, com acesso remoto a imagens em alta resolução.
Além disso, a internalização das análises patológicas proporciona maior autonomia operacional, reduz os prazos para liberação de resultados e facilita o acesso dos médicos aos exames em toda a rede, independentemente da localização do paciente.
A unidade atenderá inicialmente as regiões Sul e Sudeste, com previsão de expansão gradativa para todo o País. A Hapvida mantém contratos com a rede credenciada, considerando a abrangência da companhia.
Atualmente, cerca de 100 profissionais atuam na unidade, que opera com aproximadamente 20% da capacidade instalada. A expectativa é ampliar gradualmente o quadro de colaboradores no primeiro semestre de 2026, acompanhando o aumento do volume de exames.
A Hapvida conta hoje com mais de 73 mil colaboradores e atende 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia em todo o Brasil. A empresa possui 86 hospitais, 78 pronto-atendimentos, 363 clínicas médicas e 305 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades voltadas ao cuidado preventivo e crônico.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026