Geral
Fed recebe intimação do Departamento de Justiça dos EUA com ameaça de acusação criminal contra Jerome Powell
Presidente do Federal Reserve afirma que ação faz parte de pressão política por cortes de juros e reforça compromisso com independência do banco central
O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, foi intimado pelo grande júri do Departamento de Justiça (DoJ) na última sexta-feira (9), com uma ameaça de acusação criminal contra o presidente Jerome Powell. A informação foi divulgada pelo próprio Powell em um vídeo publicado na noite deste domingo (11).
De acordo com Powell, a possível acusação criminal está relacionada ao seu depoimento no Senado norte-americano em julho passado, sobre o projeto de renovação do edifício do Fed. Ele afirmou que a medida faz parte de uma campanha contínua do governo Donald Trump contra sua gestão, que tem resistido às pressões por cortes mais agressivos nas taxas de juros.
"A ameaça de acusações criminais é uma consequência do Federal Reserve definir taxas de juros com base em nossa melhor avaliação do que servirá ao público, em vez de seguir as preferências do presidente Donald Trump", declarou Powell.
O presidente do Fed acrescentou ainda que "isto é sobre se o Fed será capaz de continuar a definir taxas de juros com base em evidências e condições econômicas – ou se, em vez disso, a política monetária será dirigida por pressão política ou intimidação".
Powell encerrou sua declaração ressaltando que já serviu ao Federal Reserve sob quatro administrações, tanto republicanas quanto democratas, e que sempre desempenhou suas funções sem medo ou favorecimento político, focando exclusivamente no mandato de estabilidade de preços e pleno emprego.
"O serviço público às vezes exige firmeza diante de ameaças. Continuarei a fazer o trabalho para o qual o Senado me confirmou, com integridade e um compromisso de servir ao povo americano", finalizou Powell.
Com informações da Dow Jones Newswires.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026