Geral
Giorgia Meloni diz não ter 'objeções ideológicas' ao acordo Mercosul-União Europeia
Premiê italiana afirma que apoio depende de garantias para agricultores e destaca equilíbrio entre setores
A presidente do Conselho de Ministros da Itália, Giorgia Meloni, declarou nesta sexta-feira (9) que nunca teve "objeções ideológicas ao acordo com o Mercosul". Durante coletiva de imprensa, Meloni ressaltou que o posicionamento do governo é favorável ao tratado, desde que haja garantias suficientes para proteger os agricultores italianos.
"O potencial do acordo é bom, mas não à custa da excelência dos nossos produtos", afirmou a premiê. Segundo ela, o objetivo é conciliar os interesses dos agricultores com os do setor industrial, buscando um equilíbrio sustentável que traga benefícios ao país.
Meloni também comentou sobre recentes ações do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. "Há muitas coisas em que discordo de Trump. Por exemplo, acredito que o direito internacional deve ser totalmente defendido. Quando discordo, digo-lhe, não tenho problema nenhum com isso", pontuou.
Ao abordar a política externa, Meloni destacou: "Os princípios orientadores da nossa política externa são a União Europeia e a Aliança Atlântica. Vamos falar de geopolítica: estou procurando os pontos positivos, e não os negativos, na relação da Itália com seus parceiros europeus e atlânticos."
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026