Geral
Lula e Mark Carney condenam ataque dos EUA e defendem avanço em acordo Mercosul-Canadá
Líderes discutem crise na Venezuela, criticam ação militar dos EUA e reforçam necessidade de reforma em instituições globais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta quinta-feira (8) com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, por telefone. De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o principal tema do diálogo foi a crise na Venezuela, intensificada após o ataque militar dos Estados Unidos e a captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, no último sábado (3).
Segundo a Secom, ambos os líderes repudiaram o uso da força pelos Estados Unidos, destacando que a ação ocorreu sem respaldo da Carta das Nações Unidas e do direito internacional.
Durante a conversa, Lula ressaltou que o futuro da Venezuela deve ser decidido de forma soberana pelo seu povo e reiterou o compromisso da América do Sul em permanecer uma região de paz. Ainda conforme a Secom, Lula e Carney também defenderam a necessidade de reforma nas instituições de governança global.
"O presidente e o primeiro-ministro concordaram sobre a necessidade de reforma das instituições de governança global", destaca a nota oficial.
Outro ponto discutido foi a aceleração das negociações para um acordo entre o Mercosul e o Canadá, com ambos manifestando interesse em avançar nesse processo.
Mark Carney aceitou o convite de Lula para visitar o Brasil. Segundo a Secom, a visita do líder canadense está prevista para abril.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026