Geral
Guterres lamenta decisão dos EUA de deixar entidades da ONU
Secretário-geral da ONU destaca obrigação legal dos Estados Unidos em contribuir com organismos internacionais e reafirma compromisso da organização com seus mandatos.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, expressou pesar diante do anúncio da Casa Branca sobre a retirada dos Estados Unidos de várias entidades das Nações Unidas. Em comunicado, o porta-voz Stéphane Dujarric ressaltou que "como temos reiteradamente salientado, as contribuições obrigatórias para o orçamento regular e para o orçamento de manutenção da paz das Nações Unidas, aprovadas pela Assembleia Geral, são uma obrigação legal, nos termos da Carta da ONU, para todos os Estados-Membros, incluindo os Estados Unidos".
Dujarric enfatizou ainda que "todas as entidades das Nações Unidas continuarão implementando os seus mandatos, conforme definidos pelos Estados-membros. As Nações Unidas têm a responsabilidade de cumprir as suas promessas para aqueles que dependem de nós. Continuaremos a cumprir os nossos mandatos com determinação".
A decisão dos EUA segue o posicionamento do governo Donald Trump de se retirar da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). O Departamento do Tesouro norte-americano notificou o Fundo Verde para o Clima (GCF) sobre a retirada dos Estados Unidos do Fundo e a renúncia ao assento no Conselho do GCF.
O Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, justificou a decisão afirmando: "Nossa nação não financiará mais organizações radicais como o GCF, cujos objetivos contrariam o fato de que energia acessível e confiável é fundamental para o crescimento econômico e a redução da pobreza".
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026