Geral

Guterres lamenta decisão dos EUA de deixar entidades da ONU

Secretário-geral da ONU destaca obrigação legal dos Estados Unidos em contribuir com organismos internacionais e reafirma compromisso da organização com seus mandatos.

08/01/2026
Guterres lamenta decisão dos EUA de deixar entidades da ONU
O Secretário-Geral da ONU, António Guterres - Foto: Reprodução / Agência Brasil

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, expressou pesar diante do anúncio da Casa Branca sobre a retirada dos Estados Unidos de várias entidades das Nações Unidas. Em comunicado, o porta-voz Stéphane Dujarric ressaltou que "como temos reiteradamente salientado, as contribuições obrigatórias para o orçamento regular e para o orçamento de manutenção da paz das Nações Unidas, aprovadas pela Assembleia Geral, são uma obrigação legal, nos termos da Carta da ONU, para todos os Estados-Membros, incluindo os Estados Unidos".

Dujarric enfatizou ainda que "todas as entidades das Nações Unidas continuarão implementando os seus mandatos, conforme definidos pelos Estados-membros. As Nações Unidas têm a responsabilidade de cumprir as suas promessas para aqueles que dependem de nós. Continuaremos a cumprir os nossos mandatos com determinação".

A decisão dos EUA segue o posicionamento do governo Donald Trump de se retirar da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). O Departamento do Tesouro norte-americano notificou o Fundo Verde para o Clima (GCF) sobre a retirada dos Estados Unidos do Fundo e a renúncia ao assento no Conselho do GCF.

O Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, justificou a decisão afirmando: "Nossa nação não financiará mais organizações radicais como o GCF, cujos objetivos contrariam o fato de que energia acessível e confiável é fundamental para o crescimento econômico e a redução da pobreza".