Geral

Operação contra bebidas falsificadas prende dois em Rio Claro (SP)

Ação da Polícia Civil apreende mercadorias, veículos e dinheiro em operação contra adulteração de bebidas alcoólicas

08/01/2026
Operação contra bebidas falsificadas prende dois em Rio Claro (SP)
Operação da Polícia Civil em Rio Claro apreende bebidas falsificadas e prende dois suspeitos.

Duas pessoas foram presas nesta quinta-feira (8) em Rio Claro, no interior de São Paulo, durante uma operação da Polícia Civil que combate a falsificação de bebidas alcoólicas.

Denominada Operação Poison Source (Fonte do Veneno), a ação cumpriu três mandados de busca e apreensão em uma adega e um sítio, onde funcionava uma indústria clandestina de bebidas alcoólicas falsificadas em Rio Claro.

Notícias relacionadas:

Durante as buscas, um homem de 29 anos e uma mulher de 26 anos foram presos em flagrante por crimes contra a saúde pública, as relações de consumo e a propriedade material e industrial. Segundo a investigação, ambos seriam responsáveis pela fabricação clandestina das bebidas.

Na operação, foram apreendidos dois veículos e uma motocicleta usados nas entregas, além de mercadorias e produtos sem origem, recebidos como forma de pagamento na venda das bebidas adulteradas. Também foram recolhidos R$ 72 mil em espécie, insumos e materiais utilizados na falsificação.

Metanol

A Polícia Civil tem intensificado ações de combate à falsificação de bebidas alcoólicas desde a identificação dos primeiros casos de contaminação por metanol. De acordo com dados do Ministério da Saúde até 5 de dezembro, pelo menos 22 pessoas morreram em 2025 após ingerirem bebidas adulteradas com confirmação de contaminação por metanol.

No estado de São Paulo, segundo a secretaria estadual, foram confirmados 51 casos de intoxicação por metanol, com 11 óbitos. Outros quatro óbitos seguem sob investigação: um em Guariba, um em São José dos Campos e dois em Cajamar.

A secretaria também investigou o caso de uma adolescente de 15 anos que morreu após consumir bebidas alcoólicas no fim do ano passado. No entanto, a hipótese de contaminação por metanol foi descartada pela pasta, que não divulgou detalhes sobre a causa da morte.

O metanol é uma substância líquida, inflamável e incolor, amplamente utilizada como solvente, na fabricação de combustíveis, plásticos, tintas e medicamentos. Altamente tóxico, pode levar à morte mesmo em pequenas doses quando ingerido.