Geral
Desmoronamento de muro deixa uma pessoa morta e duas feridas em Franca (SP)
Acidente ocorreu durante temporal no Distrito Industrial; número de vítimas das chuvas em SP chega a nove desde dezembro.
Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas após o desmoronamento de um muro na cidade de Franca, interior de São Paulo, na tarde desta segunda-feira, 29. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil, chovia no local no momento do acidente.
Com esse óbito, o número de mortes provocadas pelas chuvas no Estado de São Paulo desde 1º de dezembro chega a nove. A data marca o início da Campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas, que visa orientar a população sobre os riscos antes e durante temporais.
Entre as vítimas das chuvas desde dezembro, duas ocorreram na capital paulista, uma em Guarulhos, duas em Ilhabela e quatro em cidades do interior, incluindo Franca. Veja o balanço:
1. Homem morreu no dia 12 após deslizamento em Campos do Jordão;
2. Mulher morreu no dia 12 após queda de muro na zona leste de São Paulo;
3. Mulher morreu no dia 12 devido à queda de árvore em Guarulhos;
4. Homem morreu no dia 13 após descarga elétrica em Juquitiba;
5. Homem morreu no dia 14 ao ser arrastado por um rio em Bauru;
6. Homem morreu no dia 16 após queda de muro em Ilhabela;
7. Homem morreu no dia 16 ao ser arrastado por correnteza em Ilhabela;
8. Homem de 58 anos, desaparecido desde o dia 16 após enxurrada em Guarulhos, foi localizado no Rio Tietê, no bairro Tatuapé, em São Paulo;
9. Uma pessoa, ainda não identificada, morreu no dia 29 de dezembro devido à queda de muro em Franca.
De acordo com a Defesa Civil, o muro que desabou pertence a uma empresa situada no Distrito Industrial de Franca. O nome da empresa não foi divulgado, impossibilitando o contato com representantes para esclarecimentos.
Equipes de resgate foram acionadas imediatamente após o acidente. Uma das vítimas foi encontrada já sem vida, enquanto as outras duas foram socorridas e encaminhadas para unidades de saúde da região.
"O local foi isolado para garantir a segurança e permitir os trabalhos das equipes que irão apurar as causas do desmoronamento", informou a Defesa Civil, que segue monitorando as condições meteorológicas em Franca e em outros municípios.
Após dias de calor intenso no Estado de São Paulo, a previsão é de temperaturas mais amenas nos próximos dias, em razão das chuvas previstas para diversas cidades. No entanto, a Defesa Civil alerta que os temporais podem causar danos.
Por conta disso, o Governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 29, a instalação de um gabinete de crise para coordenar ações de prevenção e atendimento aos municípios diante da previsão de chuvas fortes durante o feriado de Ano Novo.
Segundo a Defesa Civil, há risco de temporais com acumulados de 20 a 50 milímetros por dia, ventos fortes, trovoadas e eventual queda de granizo. As regiões de Presidente Prudente, Marília, Itapeva e Registro estão entre as mais vulneráveis.
"Embora não haja indicativo de acumulados elevados, permanece o risco de tempestades acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo de forma isolada", reforça o governo estadual.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola