Geral

Trump afirma ter conversado com Putin antes de encontro com Zelensky

Ex-presidente dos EUA relata ligação produtiva com líder russo antes de reunião decisiva com presidente ucraniano para discutir possível acordo de paz.

28/12/2025
Trump afirma ter conversado com Putin antes de encontro com Zelensky
- Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter realizado uma "boa e muito produtiva" ligação telefônica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, antes do encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Os dois líderes se reúnem neste domingo, 28, para tentar avançar em um acordo de paz que possa encerrar quase quatro anos de conflito, iniciado com a invasão russa à Ucrânia em fevereiro de 2022.

A reunião com Zelensky está marcada para as 15h (horário de Brasília), na principal sala de jantar de Mar-a-Lago, clube privado de Trump em Palm Beach, Flórida. Segundo publicação de Trump na rede Truth Social, a imprensa está convidada a acompanhar o evento.

Zelensky informou que pretende discutir acordos de segurança e econômicos, além de levantar "questões territoriais", já que Moscou e Kiev seguem em forte desacordo sobre o futuro da região de Donbass, no leste da Ucrânia.

Nos dias que antecederam a reunião, a Rússia intensificou ataques à capital ucraniana, utilizando mísseis e drones para pressionar ainda mais o governo de Zelensky.

"A Ucrânia está disposta a fazer o que for necessário para parar esta guerra", declarou Zelensky no sábado, em publicação na rede X (antigo Twitter). "Precisamos ser fortes na mesa de negociações." Antes do encontro com Trump, o presidente ucraniano se reuniu com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer.

Trump sugere papel dos EUA como nova ONU

Na mesma ocasião, Trump declarou que os Estados Unidos "talvez" tenham se tornado a verdadeira Organização das Nações Unidas (ONU), citando oito guerras e conflitos que, segundo ele, foram pausados nos últimos 11 meses graças à atuação do governo norte-americano.

Trump anunciou ainda que está "satisfeito em informar que os confrontos entre Tailândia e Camboja irão parar momentaneamente, e eles voltarão a viver em PAZ, conforme nosso Tratado original recentemente acordado".

O ex-presidente criticou a atuação da ONU na resolução de conflitos, incluindo o atual impasse entre Rússia e Ucrânia. "As Nações Unidas devem começar a se envolver e se engajar na PAZ MUNDIAL!", escreveu Trump na Truth Social.

A reunião entre Trump e Zelensky para discutir o conflito com a Rússia está confirmada para este domingo, às 15h (de Brasília), em Mar-a-Lago, na Flórida. (Com informações da Associated Press)