Geral
Zelensky destaca papel de aliados antes de reunião com Trump sobre conflito na Ucrânia
Presidente ucraniano afirma que avanço em decisões para a paz depende do apoio de parceiros internacionais.
Horas antes do encontro bilateral com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo (28), em publicação na rede social X, que o país está "fazendo tudo em direção" a uma solução para o conflito com a Rússia. A reunião com Trump, marcada para as 15h, terá como pauta principal um possível plano de paz para a guerra.
“Se as decisões serão tomadas, isso depende de nossos parceiros – aqueles que ajudam a Ucrânia e aqueles que pressionam a Rússia para que os russos sintam as consequências de sua própria agressão”, declarou Zelensky. Segundo ele, apenas nesta semana, a Rússia lançou mais de 2.100 drones de ataque, cerca de 800 bombas aéreas guiadas e 94 mísseis de diferentes tipos contra o território ucraniano.
Zelensky também informou ter conversado com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, antes do encontro com Trump. “Discutimos os preparativos para a reunião com o presidente Trump, bem como todos os nossos contatos com parceiros europeus. Informei-o sobre a situação na linha de frente e sobre as consequências dos ataques russos”, relatou o presidente ucraniano.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos