Geral
Canadá anuncia assistência adicional de 2,5 bilhões de dólares canadenses para a Ucrânia
Novo pacote reforça o compromisso canadense com a reconstrução e defesa da Ucrânia diante da agressão russa
Em reunião com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, anunciou 2,5 bilhões de dólares canadenses em nova ajuda ao país em guerra. O encontro ocorreu neste sábado (27), em Halifax, Nova Escócia, e antecede a reunião de Zelenskyy com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Flórida, marcada para este domingo (28).
Em nota oficial, Carney reiterou o apoio do Canadá à Ucrânia. "O Canadá comprometeu-se com novo apoio à Ucrânia, não apenas para ajudar a acabar com esta guerra, mas também para ajudar o povo ucraniano a se recuperar e reconstruir. O Canadá está com a Ucrânia, porque a sua causa – liberdade, democracia, soberania – é a nossa causa", afirmou o primeiro-ministro.
Desde o início da invasão russa, o Canadá já forneceu quase 22 bilhões de dólares canadenses em assistência à Ucrânia, incluindo mais de 12 bilhões em apoio financeiro direto, consolidando-se como um dos maiores contribuintes para a recuperação e reconstrução do país europeu.
Em suas redes sociais, Zelenskyy destacou a importância do novo pacote de assistência anunciado pelo Canadá e o alinhamento entre os dois países em questões estratégicas.
"A Rússia continua a atormentar nossas cidades e nosso povo. Moscou rejeitou até mesmo as propostas de um cessar-fogo de Natal e está intensificando a brutalidade de seus ataques com mísseis e drones. Este é um sinal claro de como eles realmente encaram a diplomacia por lá", afirmou o presidente ucraniano. "É preciso um nível suficiente de apoio à Ucrânia. E também é preciso um nível suficiente de pressão sobre a Rússia."
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Tribuna do Sertão.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo