Geral
Simulação computacional revela processos próximos a buracos negros
Novo modelo combina supercomputação e dados astronômicos para desvendar fenômenos extremos nas vizinhanças dos buracos negros.
As fronteiras dos buracos negros são consideradas uma das regiões mais caóticas do Universo: a matéria ali simultaneamente cai em direção ao horizonte de eventos e é expelida na forma de poderosos jatos e explosões de radiação, segundo a ScienceDaily.
No entanto, prever o comportamento desses sistemas sempre foi um desafio. Diferentemente de modelos anteriores, os cientistas agora abandonaram pressupostos simplificadores, antes necessários devido a limitações computacionais.
Utilizando dois supercomputadores de última geração, a equipe combinou observações astronômicas com dados sobre a rotação dos buracos negros e a estrutura de seus campos magnéticos. Isso permitiu a criação de um modelo que leva em conta, simultaneamente, a teoria geral da relatividade de Einstein, a física do plasma, a magnetoidrodinâmica e o transporte de radiação.
Esses avanços abrem caminho para uma compreensão mais precisa dos fenômenos extremos que ocorrem nas proximidades dos buracos negros.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
4FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista