Geral
Zelenski afirma que Ucrânia e EUA desenvolvem roteiro de prosperidade até 2040
Presidente ucraniano detalha planos conjuntos com os Estados Unidos para reconstrução, investimentos e integração à União Europeia.
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, anunciou que está trabalhando junto aos Estados Unidos em um 'roteiro para a prosperidade da Ucrânia'. Em publicação na rede social X, Zelenski explicou que a iniciativa se estende até 2040 e abrange acordos de investimento para o desenvolvimento do país.
De acordo com o presidente, o plano tem como diretrizes principais o aumento da expectativa de vida, o retorno de refugiados, o crescimento do PIB per capita, a criação de empregos e garantias de segurança. Em uma segunda fase, o programa também contempla o acesso aos mercados internacionais e a adesão da Ucrânia à União Europeia. Zelenski estimou que o custo da reconstrução do país deve ficar entre 700 e 800 bilhões, sem especificar a moeda.
O líder ucraniano destacou a importância de uma visão compartilhada com os Estados Unidos sobre os fundos que serão criados. Entre eles, estão o Fundo de Construção da Ucrânia, que será a principal plataforma soberana de investimento, o Fundo de Desenvolvimento e o Fundo para o Crescimento. Há ainda planos para o desenvolvimento do Fundo de Investimento para a Reconstrução EUA-Ucrânia.
As equipes de negociação também discutem a criação de um Fundo de Capital Humano e outro voltado ao apoio ao retorno financeiro, reforçando o compromisso de longo prazo entre os dois países.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia