Geral

Nova primeira-dama de Nova York estrela editorial de moda e propõe novo perfil

Rama Duwaji, artista síria-americana e futura primeira-dama, destaca apoio à cena artística e posicionamento social em editorial da The Cut.

25/12/2025
Nova primeira-dama de Nova York estrela editorial de moda e propõe novo perfil
Rama Duwaji - Foto: Reprodução / Instagram

Rama Duwaji, artista síria-americana e futura primeira-dama de Nova York, é destaque em um editorial de moda da revista The Cut nesta semana.

Casada com o prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, a ilustradora compartilha detalhes sobre sua nova rotina e seu desejo de adotar uma abordagem distinta no cargo. Segundo Rama, seu principal objetivo é apoiar o marido, a quem chama de "Z", durante sua gestão à frente da prefeitura.

"No fim das contas, não sou política. Estou aqui para ser um sistema de apoio para Z e usar o cargo da melhor maneira possível como artista", afirmou em entrevista à repórter Danya Issawi.

Ela ressalta que pretende utilizar sua visibilidade para impulsionar outros artistas e fortalecer a comunidade artística local. Como ilustradora, Rama já colaborou com veículos renomados, como The New Yorker, Vogue e BBC.

"Há tantos artistas tentando fazer sucesso na cidade – tantos talentos ainda sem reconhecimento, investindo seus últimos recursos em materiais", destaca. "Acho que usar essa posição para dar visibilidade a eles e oferecer uma plataforma é uma prioridade máxima."

Rama conheceu Zohran Mamdani em um aplicativo de relacionamentos em 2021 e o casal oficializou a união no início deste ano. No editorial de moda, ela mistura referências artísticas, como peças de cerâmica, e roupas escolhidas pessoalmente, sinalizando um novo estilo de primeira-dama: mais discreto e com agenda própria.

As roupas usadas por Rama foram emprestadas de jovens estilistas, marcas locais de Nova York, designers negros e peças vintage.

Nascida em Houston, Texas, filha de pais sírios, Rama se interessa por temas políticos e não evita abordá-los. "Falar abertamente sobre Palestina, Síria, Sudão – tudo isso é muito importante para mim", declarou à The Cut. "Estou sempre me informando sobre o que acontece, não só aqui, mas em outros lugares. Parece falso falar sobre qualquer outra coisa quando é isso que está na minha mente, tudo o que quero colocar no papel. Tudo é político; é o assunto das minhas conversas com o Z."

O casal já enfrentou ataques racistas e islamofóbicos devido à origem muçulmana. Para Rama, a moda também é uma forma de se posicionar politicamente.

"É interessante analisar as roupas porque, por exemplo, na noite da eleição, foi importante enviar uma mensagem sobre os palestinos usando uma peça de um estilista palestino", relatou.

Na ocasião, ela vestiu uma peça do estilista Zeid Hijazi, combinada com uma saia da nova-iorquina Ulla Johnson.

Aos 28 anos, o corte de cabelo de Rama tem chamado atenção e foi apontado pela Vogue como o "novo visual descolado do outono". Apesar da crescente notoriedade, ela admite desconforto com a exposição: "Não me senti necessariamente ofendida, mas sim incomodada com a percepção de ser vista apenas como esposa de alguém", comentou.

Zohran Mamdani foi eleito aos 34 anos como o primeiro prefeito muçulmano e socialista de Nova York, derrotando o ex-governador Andrew Cuomo e o republicano Curtis Sliwa.

Integrante da ala progressista do Partido Democrata, Mamdani defendeu propostas como congelamento dos aluguéis, criação de supermercados municipais com preços acessíveis, ônibus gratuitos e creches públicas para os nova-iorquinos.