Geral

Empresa sul-coreana anuncia prontidão para fabricar submarinos nucleares dos EUA

Hanwha Group afirma ter estrutura para produzir submarinos de propulsão nuclear em estaleiro nos EUA, alinhando-se aos planos de expansão naval anunciados por Washington.

25/12/2025
Empresa sul-coreana anuncia prontidão para fabricar submarinos nucleares dos EUA
Estaleiro da Hanwha na Filadélfia será base para produção de submarinos nucleares dos EUA. - Foto: © AP Photo / Amanda Gray/Marinha dos EUA

O conglomerado sul-coreano Hanwha Group declarou estar pronto para construir submarinos nucleares para a Marinha dos Estados Unidos em seu estaleiro na Filadélfia, que passa por expansão. A empresa investe em mão de obra, tecnologia e infraestrutura para atender aos planos de ampliação da frota naval dos EUA.

Segundo Tom Andersen, diretor do setor institucional de construção naval da Hanwha Defense USA, os preparativos já estão em andamento. "O estaleiro Hanwha Philly Shipyard Inc. possui pontos fortes essenciais para tornar realidade a produção conjunta de submarinos de propulsão nuclear com a Coreia, o aliado mais forte dos Estados Unidos [...]. Estamos expandindo nossa força de trabalho, aprimorando a eficiência da produção, investindo em instalações e trabalhando na transferência de melhores práticas e tecnologia de estaleiros coreanos", afirmou Andersen, conforme publicado pelo jornal Chosun Biz, durante visita ao estaleiro em Filadélfia.

Andersen destacou que a empresa tem condições de construir diversos tipos de submarinos nucleares, não se limitando a um único modelo. Ele ressaltou ainda a ampliação da equipe nos EUA, com a contratação de especialistas em projetos e construção de submarinos nucleares da classe Virginia, fabricados na Coreia do Sul.

Sobre o cronograma para início da construção dos submarinos nucleares destinados à Marinha dos EUA, Andersen explicou que a definição depende, em grande parte, da cooperação futura entre os governos sul-coreano e norte-americano. Ressaltou ainda que o estaleiro Hanwha Philly não irá construir submarinos nucleares para a Coreia do Sul.

Na última terça-feira (23), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a criação de uma "nova frota dourada" para o país, com planos para construir dois, e futuramente dez, navios de guerra de nova classe, além de 15 novos submarinos. Segundo Trump, os navios de guerra da nova classe Trump serão construídos em parceria com o Grupo Hanwha.

Por Sputnik Brasil