Geral

Síria prende líder do Estado Islâmico em operação perto de Damasco

Ação coordenada com coalizão liderada pelos EUA resulta na captura de Taha al-Zoubi, conhecido como 'Abu Omar Tabiya', e de seus principais auxiliares.

25/12/2025
Síria prende líder do Estado Islâmico em operação perto de Damasco
Forças sírias capturam líder do Estado Islâmico em ação conjunta na região de Damasco. - Foto: © Foto / Reprodução / Sana

As forças de segurança da Síria prenderam um importante líder do grupo Estado Islâmico durante uma operação realizada nesta quarta-feira (24) na zona rural de Damasco, capital do país, segundo informações da mídia estatal síria.

De acordo com uma fonte do Ministério do Interior, citada pela agência de notícias SANA, a ação foi conduzida em conjunto com o Serviço Geral de Inteligência e uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos. O objetivo foi desarticular um esconderijo do Estado Islâmico (organização considerada terrorista e proibida na Rússia e em diversos outros países) na cidade de al-Moadamiya, após um período de intensa vigilância e monitoramento.

Ahmad al-Dallati, chefe de segurança interna da província rural de Damasco, informou que a operação resultou na prisão do principal líder do grupo na região, identificado como Taha al-Zoubi, também conhecido como "Abu Omar Tabiya", além de vários de seus auxiliares.

Segundo al-Dallati, as forças de segurança apreenderam ainda um cinto de explosivos suicidas e armamento militar durante a ação, classificada como um duro golpe contra as redes do Estado Islâmico que atuam na capital e em áreas próximas.

Conforme destacou a agência chinesa Xinhua, o alto funcionário sírio reforçou que as autoridades continuarão perseguindo remanescentes do grupo e alertou que qualquer pessoa envolvida em terrorismo ou que ofereça apoio ao Estado Islâmico será responsabilizada.

A operação ocorre em meio ao reforço das medidas de segurança em todo o país, após uma série de ataques recentes contra forças de segurança e civis. Também nesta quarta-feira, operações na província costeira de Latakia resultaram na morte de três integrantes de um grupo armado.

Por Sputnik Brasil