Geral

Inmet emite alerta para onda de calor e tempestades no Brasil; veja regiões afetadas

Instituto Nacional de Meteorologia alerta para temperaturas elevadas e temporais em diversos estados durante a semana do Natal.

24/12/2025
Inmet emite alerta para onda de calor e tempestades no Brasil; veja regiões afetadas
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para diferentes fenômenos climáticos que impactam o Brasil nesta semana de Natal. Enquanto uma onda de calor atinge estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste, uma frente fria no Sul provoca temporais e transtornos, principalmente no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina, conforme informações da Tempo Ok.

Onda de calor

O alerta amarelo de onda de calor abrange São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e Goiás. O aviso, emitido na terça-feira (23), permanece válido até quinta-feira (25), dia de Natal.

De acordo com o Inmet, a condição é caracterizada por temperaturas 5ºC acima da média por dois a três dias consecutivos. O verão começou no Brasil no domingo (21) e se estende até 20 de março de 2026.

Na cidade de São Paulo, a semana tem sido marcada por temperaturas acima dos 30ºC, com possibilidade de recorde de calor nesta quarta-feira (24), véspera do Natal. A previsão indica que as máximas devem permanecer acima dos 30ºC ao menos até segunda-feira (29). A partir de terça-feira (30), as temperaturas começam a cair, podendo chegar a 24ºC em 5 de janeiro de 2026.

Alerta laranja para tempestades

No Sul do País, o Inmet mantém alerta laranja para tempestades ao menos até a noite desta quarta-feira. Os estados de Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará e Amapá também estão sob alerta laranja para chuvas intensas. Em outras regiões, o aviso é amarelo devido à incidência de precipitações.

Tornado no Sul

Na terça-feira (23), um tornado de curta duração atingiu Farroupilha, no Rio Grande do Sul, com ventos superiores a 100 km/h. O fenômeno destruiu 15 residências e uma escola, causando apenas danos materiais, segundo a Defesa Civil estadual. Não há registro de vítimas.

Demais regiões do País

No Nordeste, a semana segue com pouca chuva e temperaturas elevadas. No Centro-Oeste, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso registram pancadas de chuva e trovoadas. Já no Norte, as chuvas são isoladas, especialmente à tarde, com sensação de tempo abafado.