Geral

Litoral de São Paulo tem 22 praias impróprias para banho

Baixada Santista concentra maior número de praias com bandeira vermelha, aponta Cetesb; litoral norte também registra restrições.

24/12/2025
Litoral de São Paulo tem 22 praias impróprias para banho
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O litoral de São Paulo está com 22 praias impróprias para banho, distribuídas em 10 cidades, enquanto 152 praias receberam bandeiras verdes, segundo o mais recente balanço do Mapa de Qualidade das Praias, divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Na semana passada, das 175 praias monitoradas, 19 apresentavam condições inadequadas para o banho. O verão teve início no domingo, 21, e segue até 20 de março de 2026.

A Baixada Santista lidera o número de praias com bandeiras vermelhas: são ao menos seis em Santos, quatro em São Vicente e quatro na região da Praia Grande.

No litoral norte, a Praia de Itaguá, em Ubatuba, aparece duas vezes na lista da Cetesb com bandeira vermelha, devido à sua extensão. Em São Sebastião, a Praia de São Francisco também está imprópria para banho.

Em Ilhabela, duas praias estão com bandeira vermelha: Itaquanduba e Portinho. Já em Caraguatatuba, apenas a Praia de Itaguá apresenta restrição.

No balanço anterior, já havia sido registrada uma elevação no número de praias impróprias. Na ocasião, a Cetesb explicou que o aumento pode estar relacionado às chuvas recentes que atingiram o litoral antes da coleta das amostras.

A situação atual é melhor que a do ano passado. No início do verão de 2024, o litoral paulista contabilizava 28 praias impróprias, sendo 13 delas no litoral norte.

Apesar da previsão de temperaturas acima da média, o calor não deve superar os níveis registrados no verão anterior.

Segundo o Tempo Ok, as temperaturas devem ficar mais elevadas que na primavera, mas a chance de quebrar recordes históricos é menor.