Geral
Janeiro terá bandeira tarifária verde após oito meses
Aneel anuncia bandeira verde em janeiro de 2026, eliminando cobrança extra na conta de luz dos consumidores
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira, 23, que a bandeira tarifária em janeiro de 2026 será verde, afastando a cobrança de custo adicional na conta de energia dos consumidores. O patamar não era alcançado desde abril.
Segundo a Aneel, apesar de o país atravessar o período chuvoso com volumes de precipitação abaixo da média histórica, houve, em novembro e dezembro, manutenção geral das chuvas e dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Esse cenário permitiu reduzir a necessidade de uso das usinas termelétricas em comparação ao mês anterior.
O sistema de bandeiras tarifárias reflete o custo variável da produção de energia elétrica, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento das diferentes fontes de geração.
Criado em 2015, o mecanismo tem como objetivo sinalizar, de forma transparente, as condições de geração de energia. De acordo com dados da Aneel, a aplicação do sistema resultou em economia de juros evitados na ordem de R$ 12,9 bilhões desde sua implementação.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo