Geral

São Paulo pode bater recorde de calor na véspera do Natal

Temperaturas seguem acima dos 30°C na capital paulista e podem superar marcas históricas neste fim de ano. Alívio só deve chegar após o Natal, com previsão de chuvas e queda nos termômetros.

23/12/2025
São Paulo pode bater recorde de calor na véspera do Natal
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A cidade de São Paulo enfrenta uma semana de intenso calor, com temperaturas acima dos 30°C e possibilidade de novo recorde na quarta-feira, 24, véspera do Natal, segundo a Climatempo. O verão começou no Brasil no último domingo, 21, e se estende até 20 de março de 2026.

De acordo com a Climatempo, os próximos dias devem ser de tempo seco e pouca chuva na capital paulista.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que a maior temperatura registrada em 2025 foi de 35,1°C, em 6 de outubro. Para a véspera de Natal, a expectativa é que os termômetros se aproximem de 35°C, podendo igualar ou superar o recorde do ano.

A atuação de um sistema de alta pressão atmosférica reduz a nebulosidade e a ocorrência de chuvas, favorecendo longos períodos de sol forte.

“As temperaturas sobem acima do normal, com máximas elevadas em toda a região, especialmente na véspera do Natal. O calor é mais intenso durante a tarde, com sensação de abafamento e baixo risco de precipitações”, afirma a Climatempo.

Segundo Maria Clara Sassaki, porta-voz da Tempo Ok, o Natal deve ser de muito calor em todo o Estado de São Paulo, tanto na quarta-feira, 24, quanto na quinta-feira, 25. A previsão indica máximas de até 35°C na capital, com valores ainda mais altos no litoral.

Quando o calor dá trégua?

A Meteoblue, também especializada em meteorologia, prevê que as chuvas retornam com mais intensidade a partir de domingo, 28, na cidade de São Paulo.

As máximas devem permanecer acima dos 30°C pelo menos até segunda-feira, 29. A partir de terça-feira, 30, as temperaturas começam a cair, chegando a 24°C no dia 5 de janeiro de 2026.