Geral

Serviço de Abordagem Social atende quase duas mil pessoas em situação de rua em Maceió

Município conta com cinco equipes atuando nos Centros Especializados em Pessoas em Situação de Rua

23/12/2025
Serviço de Abordagem Social atende quase duas mil pessoas em situação de rua em Maceió
Equipes do Serviço de Abordagem Social atendem pessoas em situação de rua em Maceió. - Foto: Ascom Semdes

Entre janeiro e novembro de 2025, o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Prefeitura de Maceió atendeu 1.993 pessoas em situação de vulnerabilidade social na capital alagoana. O levantamento foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes).

Ao longo do ano, diversas ações de conscientização foram promovidas em grandes eventos, como o Massayó Verão e o São João Massayó, somando mais de 300 atendimentos. Além disso, houve iniciativas para inserção de pessoas em benefícios eventuais e inscrição no programa Operação Trabalho da Alurb, com oferta de cursos de zelador de praça voltados para pessoas em situação de rua.

As ações de combate ao trabalho infantil também foram intensificadas em diferentes pontos da cidade, especialmente em datas comemorativas e grandes eventos realizados em Maceió. Em 2025, ocorreu a reorganização das equipes do Seas, que passaram a atuar nos Centros Especializados em Pessoas em Situação de Rua (Centros POPs), fortalecendo o vínculo territorial do serviço.

O serviço também ampliou sua frota de veículos, permitindo que três equipes estejam nas ruas diariamente, o que garantiu maior cobertura e agilidade nas abordagens. Houve ainda a aquisição de computadores exclusivos, proporcionando mais autonomia operacional às equipes.

Sobre o serviço

O Serviço Especializado em Abordagem Social é composto por equipes de educadores sociais responsáveis por identificar famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, incluindo situações de rua, trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e uso abusivo de drogas.

A abordagem é realizada por meio de busca ativa em ruas, praças, estradas, feiras, mercados, locais de grande circulação, terminais de ônibus, trens, prédios abandonados, praias e semáforos.

Durante as abordagens, as equipes verificam as necessidades imediatas das pessoas em situação de rua, orientam sobre os riscos pessoais e sociais e realizam encaminhamentos necessários para que os usuários possam retomar seus projetos de vida.