Geral
Varejo paulistano prevê vendas maiores no Natal, mas mantém cautela nas estratégias
Pesquisa da FecomercioSP aponta crescimento nas vendas de Natal em 2025, mas lojistas adotam postura conservadora diante de juros altos e incertezas econômicas.
Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revela que as vendas de Natal devem crescer na capital paulista em 2025. Segundo o levantamento, 60,5% das empresas da cidade relataram aumento no faturamento de dezembro em relação ao mesmo período do ano anterior, com alta média ponderada de 3%, mesmo diante de juros elevados e incertezas econômicas.
As expectativas permanecem positivas, porém mais moderadas: 79% dos empresários projetam vendas superiores em 2025, um percentual ligeiramente menor do que o registrado no Natal passado. Apesar do otimismo, o planejamento foi marcado por cautela. A maioria das empresas reduziu contratações temporárias, controlou promoções, manteve preços e operou com estoques menores.
De acordo com a sondagem, 76% dos negócios não contrataram trabalhadores temporários neste fim de ano e, entre os que contrataram, a maior parte manteve o mesmo volume de vagas de 2024. Em relação aos preços, 47% afirmaram que permaneceram estáveis, enquanto 45% relataram aumento. Mesmo assim, 54% das empresas optaram por não realizar promoções, utilizando a manutenção dos preços como estratégia competitiva em um cenário de inflação próxima ao teto da meta do Banco Central.
Os estoques também refletem o tom conservador: 59% das empresas informaram operar com níveis inferiores aos de um ano atrás. Para a FecomercioSP, o cenário indica consumo aquecido, mas com margens pressionadas e maior cautela diante das incertezas de curto prazo.
A entidade estima que o varejo paulista terá um faturamento 4% superior em dezembro, atingindo R$ 149,7 bilhões – o maior valor mensal desde o início da série histórica, em 2008. No entanto, o crescimento representa desaceleração em relação ao avanço de 7,3% registrado no Natal passado. Para 2025, a projeção é de alta de 5% nas vendas do varejo no Estado de São Paulo.
Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo