Geral
Escadaria de 1.800 anos é descoberta na antiga cidade de Nysa, na Turquia
Estrutura ligava a rua principal à biblioteca monumental, revelando detalhes do urbanismo romano e da vida intelectual local.
Arqueólogos descobriram, na antiga cidade de Nysa, na Turquia, uma escadaria de pedra que, na Antiguidade, conectava diretamente a rua principal da cidade à monumental biblioteca local, considerada um dos edifícios mais bem preservados do oeste da Anatólia, segundo o portal Arkeonews.
Durante a temporada de escavações de 2025, os pesquisadores identificaram uma escada composta por cinco degraus, que elevava o visitante do nível da via pública até o limiar da biblioteca.
A descoberta resolve uma antiga dúvida sobre como os habitantes superavam o desnível de cerca de dois metros entre a principal artéria urbana e o complexo da biblioteca, situado em uma colina.
De acordo com o professor Serdar Hakan Oztaner, da Universidade de Ancara e coordenador das escavações, a escadaria remonta ao século II d.C. e foi cuidadosamente construída para conduzir a um pátio frontal pavimentado em mármore, posicionado diante da biblioteca.
"Essa escolha arquitetônica revela um planejamento intencional: a subida deveria ser visível, cerimonial e central, e não escondida ou secundária", afirmou Oztaner.
Apesar do tamanho modesto, a escadaria recém-descoberta tem grande relevância histórica. Ela oferece evidências concretas de como os urbanistas romanos lidavam com desníveis, fluxo de pessoas e visibilidade em áreas urbanas complexas.
"O mais relevante, porém, é que a descoberta revela como o acesso ao saber era meticulosamente planejado: ir da rua à biblioteca representava tanto uma mudança física quanto um gesto simbólico", destaca a publicação.
A escadaria confirma que a biblioteca não estava isolada da vida cotidiana de Nysa. Pelo contrário, ocupava posição central na rede de circulação urbana, reforçando a ideia de que educação e conhecimento público eram partes integrantes da identidade cívica local.
Indícios arqueológicos apontam que a biblioteca foi erguida por volta de 130 d.C., em uma época de intenso investimento romano em construções monumentais na Ásia Menor.
O edifício possuía 16 armários embutidos, o que indica que abrigava uma coleção expressiva de rolos e manuscritos, incluindo textos literários, filosóficos e científicos.
Para os visitantes de hoje, a escadaria proporciona uma experiência autêntica da antiga Nysa, permitindo que percorram o mesmo trajeto utilizado por estudantes, intelectuais e moradores há quase dois milênios.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo