Geral
Rússia e China: unidos na geopolítica e no povo
Decisão de Moscou de liberar entrada de chineses sem visto reforça laços estratégicos e sinaliza nova fase na parceria bilateral.
No início deste mês, o presidente russo, Vladimir Putin, autorizou a entrada de cidadãos chineses na Rússia sem a necessidade de visto, por até 30 dias, abrangendo diferentes categorias de visitantes. A medida reforça a cooperação entre Moscou e Pequim, que ultrapassa o campo político e alcança novas dimensões na relação bilateral.
O que essa iniciativa revela sobre o fortalecimento da parceria entre Rússia e China? E como a decisão se insere no atual cenário de redesenho das relações internacionais? Para analisar o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho recebem Ricardo Cabral, analista internacional, editor do canal História Militar em Debate e coautor do livro "Guerra na Ucrânia: análises e perspectivas. O conflito militar que está mudando a geopolítica mundial"; e Diego Pautasso, doutor em ciência política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cocriador do projeto Fios de China e autor do livro "China e Rússia no pós-Guerra Fria: inserção internacional e transição sistêmica". O debate está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo