Geral
Concessão de crédito recua 6,2% em novembro, aponta Febraban
Apesar da queda no volume total, ajuste por dias úteis revela avanço de 13,5% nas concessões, impulsionadas pelo uso do cartão de crédito e descontos de recebíveis.
As concessões de crédito no Brasil registraram queda de 6,2% em novembro em relação a outubro, de acordo com a Pesquisa Especial de Crédito divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nesta segunda-feira, 22. O resultado, porém, é influenciado pelo menor número de dias úteis no mês — apenas 19. Considerando o ajuste por esse fator, as concessões apresentaram crescimento de 13,5% no período.
O desempenho reflete, principalmente, a expansão do crédito livre, que avançou 14,8%, impulsionada pelo aumento do uso do cartão de crédito à vista pelas famílias e pelas linhas de descontos de recebíveis destinadas às empresas, especialmente no contexto das festas de fim de ano.
Na comparação com novembro do ano passado, as concessões de crédito tiveram alta de 10%. Apesar disso, a Febraban ressalta que é esperada uma desaceleração contínua no ritmo de expansão acumulado em 12 meses, passando de 10,8% para 10,6%, o que indica sinais de acomodação no mercado de crédito.
O levantamento mensal reúne dados consolidados das principais instituições financeiras do país e serve como prévia para a Nota de Crédito do Banco Central, prevista para divulgação em 26 de dezembro.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado