Geral
Política comercial dos EUA elevou custo de insumos importados para 61,2% das empresas, aponta BC
Levantamento do Banco Central mostra que maioria das empresas não financeiras sentiu impacto nos custos no 3º trimestre de 2025.
A política comercial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impactou diretamente o setor produtivo brasileiro no terceiro trimestre de 2025. Segundo a edição do quarto trimestre da pesquisa Firmus, divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira (22), 61,2% das empresas não financeiras consultadas relataram aumento no custo de insumos importados.
O levantamento também aponta que 41,1% dos entrevistados perceberam intensificação da concorrência de produtos importados. Apesar disso, para a maioria dos participantes (79%), não houve alteração significativa na incerteza econômica durante o período.
Em relação aos preços dos produtos exportados, 46% dos respondentes indicaram que a questão "não se aplica" à sua realidade, enquanto 34,4% observaram aumento nos preços. Quanto à demanda externa, 42% marcaram "não se aplica" e 40,6% registraram crescimento.
O estudo ainda avaliou o segundo trimestre de 2025. Nesse intervalo, 78,1% afirmaram não ter percebido mudança na incerteza econômica, enquanto 50,8% sentiram alta nos custos de insumos importados. O aumento da demanda externa foi citado por 41,2% dos entrevistados, e 38% notaram elevação nos preços dos produtos exportados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado