Geral
Trump decreta feriado em agências federais dos EUA nos dias 24 e 26 de dezembro
Medida assinada por Trump libera funcionários federais nos dias que antecedem e sucedem o Natal, sem desconto salarial
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que determina o fechamento das agências federais nos dias 24 e 26 de dezembro, com validade já a partir deste ano. Segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira, 18, pela Casa Branca, "todos os departamentos e agências do governo federal devem ser fechados e os funcionários serão liberados do serviço nos dias imediatamente anterior e posterior ao feriado de Natal, respectivamente".
A decisão prevê, contudo, que os chefes dos departamentos e agências executivas poderão manter determinados escritórios e instalações abertos, total ou parcialmente, conforme a necessidade de cada órgão. A medida não altera o funcionamento dos mercados financeiros, que continuam fechados apenas no dia 25 de dezembro, e garante que os funcionários federais não terão desconto salarial pelos dias de folga.
Na mesma tarde, Trump também assinou uma ordem para fortalecer a liderança dos EUA no setor espacial. "Os Estados Unidos devem adotar uma política espacial que amplie o alcance da descoberta humana, assegure interesses econômicos e de segurança essenciais, promova o desenvolvimento comercial e estabeleça bases para uma nova era espacial", informou a Casa Branca.
Entre as metas destacadas pela administração estão o retorno de astronautas americanos à Lua até 2028 e a criação de uma base lunar inicial até 2030, visando manter uma presença contínua no espaço e preparar os próximos passos na exploração de Marte.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil