Geral
Semed conclui curso de Aperfeiçoamento em Gestão Escolar
Conclusão do curso aconteceu na quarta-feira(17), no Hotel Ritz Lagoa da Anta
A Secretaria Municipal de Educação de Maceió(Semed) celebrou, na manhã dessa quarta-feira(17), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, a conclusão do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Escolar, voltado a professores efetivos da rede municipal interessados em concorrer aos cargos de direção e vice-direção escolar. A formação, que teve início em agosto, é fruto da parceria entre a Semed, a Universidade Federal de Alagoas(Ufal) e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa(Fundepes), por meio do Projeto de Formação Continuada.
Com mais de 700 inscritos, o curso foi estruturado em módulos organizados em diferentes eixos da gestão escolar, aliando fundamentos teóricos a atividades práticas. O objetivo foi fortalecer as competências dos educadores para o exercício de uma gestão democrática, comprometida com a qualidade do ensino e com o cotidiano das unidades escolares.
“As respostas que vocês têm dado ao longo da formação são muito significativas, mesmo diante dos desafios enfrentados, e demonstram o quanto a equipe está engajada. Em qualquer espaço da nossa sociedade, a persistência é o segredo, e o percurso de vocês comprova isso. Hoje, vejo isso refletido em cada um de vocês. Todos que estão aqui sabem o caminho que estão trilhando e onde desejam chegar. Esse é o verdadeiro propósito deste processo”, afirmou a subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Tânia Almeida, durante o evento.
Além dela, compuseram a mesa de honra outros representantes da Semed, dos gestores escolares e da Fundepes. O evento ainda contou com um acolhimento artístico-cultural para os presentes.
Para Josilene Amorim, vice-gestora da Escola Municipal João Feitosa, a experiência foi fundamental para qualificar a atuação profissional. “Participar desse curso de gestão foi essencial, porque traz a questão de alinhar a prática à teoria. A gente consegue avaliar as próprias ações, aprimorar, tirar dúvidas, com professores que foram espetaculares e nos deram muita assistência. Isso traz um embasamento teórico muito forte para a prática pedagógica, que acontece todos os dias no chão da escola”, destacou.
O professor José Ricardo dos Santos, da Escola Municipal Professor Corintho da Paz, também avaliou positivamente a formação. “O curso foi excelente. Os cinco módulos ministrados pelos professores foram riquíssimos. Foi uma formação que abriu nossa mente para a gestão democrática, mostrando muitos horizontes para quem pretende se candidatar futuramente à direção”, disse.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados



