Geral

Câmara dos EUA aprova projeto republicano sem extensão de subsídios à saúde

Proposta alternativa ignora benefícios da Lei de Cuidados Acessíveis e enfrenta resistência no Senado.

17/12/2025
Câmara dos EUA aprova projeto republicano sem extensão de subsídios à saúde
Câmara dos EUA aprova projeto republicano sem extensão de subsídios à saúde - Foto: Depositphotos

Os republicanos da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovaram, nesta quarta-feira (data local), um pacote partidário de políticas de saúde que busca oferecer uma alternativa conservadora à extensão dos subsídios da Lei de Cuidados Acessíveis (ACA, na sigla em inglês), que estão prestes a expirar.

No entanto, a proposta tem poucas chances de avançar no Senado e não soluciona o chamado "abismo de custos" que poderá afetar cerca de 22 milhões de americanos quando os créditos fiscais aprimorados da ACA expirarem em 31 de dezembro. Essa situação tem causado insatisfação entre republicanos centristas, que defendem há meses a prorrogação dos benefícios.

Quatro republicanos centristas romperam com o presidente da Câmara, Mike Johnson, e assinaram uma petição liderada pelos democratas para forçar uma votação na Câmara sobre a extensão, por três anos, do subsídio aprimorado criado durante a pandemia, que reduz os custos do seguro de saúde para milhões de americanos.

Apesar das pressões, a liderança republicana da Câmara optou por avançar com um projeto de lei que não contempla os aumentos nos prêmios mensais dos planos de saúde.

Com informações da Associated Press

Foto: https://depositphotos.com/