Geral

Primeiro encontro integrado reúne 700 servidores da Assistência Social de Maceió

Evento no auditório do Cesmac destaca ações e resultados da assistência social na capital em 2025

17/12/2025
Primeiro encontro integrado reúne 700 servidores da Assistência Social de Maceió
Evento da Semdes reúne 700 servidores e apresenta resultados da assistência social em Maceió. - Foto: Allan César/ Secom Maceió

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar de Maceió (Semdes) promoveu, na última terça-feira (16), o primeiro encontro integrado das diretorias de Proteção Social Básica e Especial. Realizado no auditório do Cesmac, o evento reuniu cerca de 700 servidores municipais.

O objetivo foi apresentar dados e ações realizadas pela assistência social em Maceió ao longo de 2025, incluindo prestação de serviços, combate à vulnerabilidade social e o fortalecimento da política nacional do setor.

A Diretoria de Proteção Social Básica atua na prevenção de vulnerabilidades e no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Já a Proteção Social Especial intervém em situações de violação de direitos, realizando articulações éticas e qualificadas.

Durante a programação, foram apresentados os números de atendimentos realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que somaram 76 mil ao longo do ano, além do encaminhamento de 7.272 famílias para inclusão no Cadastro Único.

Em 2025, foram concedidos mensalmente cerca de dois mil benefícios do auxílio-moradia, totalizando um investimento aproximado de R$ 5 milhões, evidenciando o compromisso com a população mais vulnerável da capital.

Outros dados de destaque incluem 1.030 atendimentos em acolhimento institucional, garantia de direitos e fortalecimento da proteção social da etnia Warao, formação da primeira família acolhedora de Maceió e mais de 200 mil atendimentos nos Centros POPS, voltados à população em situação de rua.

As Unidades Descentralizadas de Assistência Social (Udas) concederam, em 2025, 568 auxílios funerais, 7.260 cartões do idoso, 2.437 carteiras intermunicipais, 2.813 carteiras interestaduais e 712 carteiras de idosos. Foram realizados ainda mais de cinco mil atendimentos referentes ao Benefício de Prestação Continuada, assegurando a milhares de alagoanos uma renda equivalente ao salário mínimo.

Emocionado, o secretário da Semdes, Fernando Davino, destacou o empenho dos profissionais e a importância da parceria e harmonia da equipe para oferecer um serviço de excelência à população maceioense. "Em toda minha vida, nunca vi um clima tão harmonioso, amoroso e profissional quanto o da Semdes. Reunir cerca de 700 profissionais para apresentar os serviços prestados é algo grandioso. Tenho muito orgulho do que tem sido feito e da dedicação de cada um, sempre comprometidos com a gestão do prefeito JHC. Seguiremos trabalhando pelo melhor para o maceioense, pois essa é a nossa marca", afirmou.

A diretora de Proteção Social Básica, Filomena Menezes, ressaltou os desafios e enalteceu a equipe técnica responsável pela manutenção dos equipamentos. "É tudo muito desafiador, mas vemos, mesmo em salas vizinhas, o esforço e o amor que todos colocam para desempenhar um papel tão importante. Os números falam por si, e o trabalho seguirá ainda mais fortalecido", disse.

A subsecretária de Assistência Social, Gal Souza, também se emocionou ao falar sobre o impacto do serviço social. "Só tenho a agradecer por tudo que estamos construindo. É um trabalho muito digno e importante na vida das pessoas. Vemos de perto o impacto do assistente social no dia a dia e como isso transforma vidas. Agradeço à gestão humanizada e profissional por chegarmos até aqui", declarou.

Por fim, a diretora de Proteção Social Especial, Emanuelle Oliveira, reforçou o compromisso com os usuários. "Continuaremos entregando muito amor, dedicação e empenho. Foram muitas parcerias, escutas, diálogos com o sistema judiciário e muito trabalho nas ruas para sempre levar o melhor à nossa população", concluiu.