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Casamentos devem movimentar R$ 32 bilhões no país em 2026, segundo Casar.com

Com ticket médio de R$ 69 mil por cerimônia, setor mantém ritmo e movimenta anualmente bilhões no país

Beatriz Magalhães 17/12/2025
Casamentos devem movimentar R$ 32 bilhões no país em 2026, segundo Casar.com
- Foto: Divulgação
O mercado de casamentos no Brasil continua impulsionando a economia nacional. É o que mostra uma pesquisa do Casar.com, maior plataforma de sites e listas de casamento do país, realizada em parceria com a Assessoria VIP, que projeta uma movimentação de R$ 32 bilhões em 2026.

Com ticket médio de R$ 69 mil por festa, o setor deve alcançar a marca anual de 472 mil cerimônias, mantendo o padrão de estabilidade observado em 2024 — com leves oscilações e sem grandes saltos de crescimento.
 
Entre os fornecedores que mais impactam o ticket médio das cerimônias, o ranking destaca os serviços essenciais para os casais: buffet, responsável por 17,51% do custo total; local da recepção, com 10,42%; e decoração, que representa 9,63%. “Quando analisamos a distribuição dos gastos, fica claro que a alimentação, o espaço e a ambientação são os pilares que constroem a experiência do dia e, justamente por isso, permanecem como prioridade para os casais. Esses elementos garantem conforto, estética e a atmosfera que torna a festa realmente inesquecível”, afirma Marcelo D’Alfonso, CEO do Casar.com.

Para D’Alfonso, o mercado de casamentos no Brasil está cada vez mais orientado por dados, propósito e experiência. “Consolidado como um dos setores mais dinâmicos da chamada economia da emoção, o segmento vive uma mudança comportamental por parte dos casais, que estão mais digitais, conscientes e exigentes. Essa transformação profunda, impulsionada por uma nova geração que busca autenticidade e personalização para além da tradição, reflete em cerimônias mais modernas, plurais e alinhadas ao estilo de vida de cada casal”.
 
Com mais de 300 mil sites de casamento cadastrados apenas em 2025, o Casar.com reúne 3,5 milhões de usuários que presentearam pela plataforma ao longo da última década. A marca já contabiliza mais de 100 milhões de acessos aos sites dos casais, que utilizam os recursos da empresa para contar suas histórias de forma personalizada, única e humanizada. “Nos consolidamos como um ecossistema do mercado de casamento ao acompanhar toda a jornada dos casais — da criação da lista de presentes ao convite virtual, RSVP e escolha de fornecedores. Nosso objetivo é agregar ainda mais valor à experiência encantadora dos casamentos”, complementa Marcelo.
 
Para 2026, a ostentação perde espaço para momentos de alto impacto emocional, rituais personalizados e cerimônias menores, isto é, mais íntimas e conectadas ao propósito. Já no âmbito sustentável e ético, cresce a demanda por fornecedores com práticas sustentáveis, desde a decoração até o menu, à medida que os casais buscam celebrações que não somente expressam amor, mas também responsabilidade social.

“Com listas de convidados reduzidas e um investimento maior em detalhes, experiências e uma ambientação mais refinada, o mercado tende a elevar o valor médio investido por evento. Com isso, o desafio, e também a oportunidade, para as empresas do setor no próximo ano está em unir emoção, tecnologia e propósito, inaugurando uma nova fase na celebração do amor”, conclui o executivo.